2.

Estruturas internacionais

Não há nenhuma restrição para se abrir uma conta offshore, desde que a entidade, sendo ela pessoa física ou jurídica, se encaixe dentro das normas da jurisdição na qual deseja atuar.  Porém, há diferentes formas de fazer esse tipo de procedimento. As principais são:

Trust

Trust é uma sociedade estrangeira vista como uma excelente estratégia para proteção de bens. Trata-se de uma relação jurídica pela qual certo patrimônio é administrado por um titular formal (trustee) em benefício de um terceiro, que também é titular de direitos reais sobre o mesmo patrimônio e recebe uma proteção jurídica especial.

É uma ferramenta bastante usada no Planejamento Patrimonial, que é um mecanismo que permite proteger o patrimônio familiar, garantir a otimização da sucessão e reduzir a incidência de tributos nos negócios de investimentos.

Sociedade de responsabilidade limitada (LLC)

A LLC, sigla para Limited Liability Company, é uma modalidade de empresa constituída como sociedade de responsabilidade limitada nos Estados Unidos. É um tipo de organização que atrai mais as pequenas empresas, por oferecer algumas vantagens tributárias, benefícios fiscais e menos imposto de renda. Uma vantagem da LLC é que os sócios não precisam morar no país, uma boa notícia para os empreendedores estrangeiros que desejam investir nos Estados Unidos.

Empresa offshore (IBC)

A IBC (International Business Company) é uma empresa com responsabilidade limitada, sem quaisquer obrigações. É a estrutura empresarial mais utilizada no mundo offshore e se caracteriza por estar isenta de impostos, contabilidade e pelo anonimato de seus proprietários. Na prática, uma IBC é praticamente idêntica a uma LLC, mas as IBCs oferecem formalidades corporativas e estruturas de controle mais tradicionais, e são bastante rígidas em questão econômica. As LLCs oferecem mais flexibilidade no lado econômico e menos rigidez no lado da governança.